This is the Tagline, edited under "Misc Content"
Jun 14, 2023
LISBOA, Portugal, 14 de junho, 2023 – A Equinix, Inc. (Nasdaq: EQIX), empresa mundial de infraestrutura digital, acaba de divulgar o estudo Equinix 2023 Global Tech Trends Survey (GTTS 2023), segundo o qual 6 em cada 10 líderes de TI entrevistados em Portugal (42% a nível global) acreditam que a sua infraestrutura de TI atual não está totalmente preparada para as exigências da IA, apesar da sua ampla adoção em todos os setores. Esta pesquisa, que analisou as respostas dos líderes de TI sobre a implementação da Inteligência Artificial nas suas organizações, surge após um ano de avanços significativos no domínio da IA, que permitiram trazer esta tecnologia para diversas aplicações, tanto de cariz business-to-business, como business-to-consumer.
“Os líderes tecnológicos a nível mundial estão a acelerar a integração da IA nas suas organizações e esta tecnologia está a tornar-se, cada vez mais, uma capacidade crítica para implementar sistemas inteligentes e autónomos, que se mostram essenciais nos dias de hoje. Quem não maximizar a sua utilização, poderá perder terreno no atual mundo dos negócios”, afirmou Kaladhar Voruganti, Senior Technologist na Equinix.
O estudo GTTS 2023 confirmou que a adoção da IA está a crescer em todos os setores, com 85% dos 2.900 decisores de TI entrevistados em todo o mundo (82% em Portugal) a afirmar que pretendem tirar vantagens da IA, recorrendo já a esta tecnologia ou planeando usá-la em diversas funcionalidades principais. Quando às organizações em Portugal, ficou demonstrado que existe uma maior probabilidade de utilizarem a IA (ou de planearem fazê-lo), no âmbito de operações de TI (82%), na pesquisa e desenvolvimento (75%), na segurança cibernética (71%) e no desenvolvimento da experiência do cliente (70%).
“O desenvolvimento bem-sucedido de modelos precisos de IA depende do acesso seguro e de alta velocidade a fontes de dados internas e externas, que podem estar distribuídas por várias clouds e data brokers”, acrescentou Voruganti. “Por exemplo, à medida que as empresas embarcam na criação das suas próprias soluções privadas de IA generativa, elas poderão querer processar os seus dados confidenciais num local privado e seguro, com acesso de alta velocidade a fontes de dados externas e modelos de IA. Além disso, estamos a entrar numa era em que mais dados estão a ser gerados no Edge. Portanto, o processamento de IA deverá deslocar-se para o Edge por motivos de desempenho, privacidade e custos. Para reponder a estes requisitos, os líderes de TI podem implementar soluções híbridas, através das quais o ‘model training’ e o ‘model inference’ de IA podem ocorrer em locais diferentes. Por fim, para criar soluções de IA escaláveis, as empresas devem considerar se as suas estruturas de TI podem acomodar a recolha, partilha, armazenamento e processamento de conjuntos de dados massivos e diversificados, mantendo em mente a questão da sustentabilidade.”
Sobre a implementação de estratégias complexas de IA, Aengus Tran, CEO & Co-Founder da harrison.ai, referiu que “o hosting seguro das nossas plataformas de computação e armazenamento de dados é a nossa maior prioridade técnica, à medida que criamos soluções de IA para médicos em todo o mundo. Contamos com uma conexão extremamente rápida e direta, para permitir modelos de cloud híbrida conforme necessário, de modo a mover conjuntos de dados incrivelmente volumosos, através dos quais treinamos e desenvolvemos as nossas soluções de IA. Esta infraestrutura digital permite-nos lidar com questões de saúde relevantes – desde soluções de imagens médicas, até novas soluções de saúde baseadas em IA, que exigem mais dados e processamento – ajudando a melhorar o padrão de saúde global e a alcançar a nossa visão de impactar um milhão de vidas por dia.”
O estudo GTTS 2023 revelou que existem mais líderes digitais na EMEA inseguros relativamente à capacidade da sua infraestrutura poder acomodar as necessidades da IA (49%), do que noutras regiões, como na Ásia-Pacífico (44%) e nas Américas (32%).
De acordo com Carlos Paulino, Managing Director da Equinix em Portugal, “Esta pesquisa mostra uma crescente adoção da IA por parte dos líderes digitais em Portugal, incluindo diversos casos de uso, que abrangem as operações de TI, a pesquisa e desenvolvimento, a segurança cibernética e as experiências personalizadas. No entanto, os líderes digitais no nosso país ainda enfrentam muitos desafios quanto à reestruturação das suas equipas de TI, causados principalmente pela aceleração da transformação digital, pela necessidade de retenção de talentos, ou ainda pela existência de habilitações desajustadas. Cabe-nos a nós, nesta indústria, contribuir para mudar este estado de coisas”.
Além de se focar na evolução da infraestrutura digital, o estudo GTTS 2023 também se debruçou sobre as vertentes da educação e colaboração, como formas de potenciar os recursos humanos na otimização e implementação deste tipo de infraestrutura digital, com a especialização em IA e Machine Learning a representarem a preferência de 18% das organizações que estão a ampliar as suas equipas de TI em Portugal.
A versão integral do estudo pode ser consultada aqui.
Sobre o estudo
O estudo independente, encomendado pela Equinix, entrevistou mais de 2.900 decisores de TI em diversas empresas nas Américas (Brasil, Canadá, Colômbia, Chile, México, EUA), Ásia-Pacífico (Austrália, Hong Kong, Índia, Japão, Singapura, Coreia do Sul) e EMEA (Bulgária, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Nigéria, Polónia, Portugal, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido). Os entrevistados foram selecionados para participação no painel online da Dynata. A pesquisa foi realizada online entre 20 de março de 2023 e 07 de abril de 2023.
Sobre a Equinix
A Equinix (Nasdaq: EQIX) é a empresa mundial de infraestrutura digital. Os líderes digitais tiram partido da plataforma fiável da Equinix, para criar e interconectar a sua infraestrutura digital fundamental, à velocidade do software. A Equinix permite que as organizações acedam a todos os locais, parceiros e oportunidades relevantes, de modo a poderem escalar a sua infraestrutura com agilidade, acelerar o lançamento de serviços digitais, disponibilizar experiências de classe mundial e multiplicar o seu valor, respeitando, ao mesmo tempo, as suas metas de sustentabilidade.
Forward-Looking Statements
This press release contains forward-looking statements that involve risks and uncertainties. Actual results may differ materially from expectations discussed in such forward-looking statements. Factors that might cause such differences include, but are not limited to, risks to our business and operating results related to the COVID-19 pandemic; the current inflationary environment; foreign currency exchange rate fluctuations; increased costs to procure power and the general volatility in the global energy market; the challenges of acquiring, operating and constructing IBX® and xScale® data centers and developing, deploying and delivering Equinix products and solutions; unanticipated costs or difficulties relating to the integration of companies we have acquired or will acquire into Equinix; a failure to receive significant revenues from customers in recently built out or acquired data centers; failure to complete any financing arrangements contemplated from time to time; competition from existing and new competitors; the ability to generate sufficient cash flow or otherwise obtain funds to repay new or outstanding indebtedness; the loss or decline in business from our key customers; risks related to our taxation as a REIT and other risks described from time to time in Equinix filings with the Securities and Exchange Commission. In particular, see recent and upcoming Equinix quarterly and annual reports filed with the Securities and Exchange Commission, copies of which are available upon request from Equinix. Equinix does not assume any obligation to update the forward-looking information contained in this press release.
Contactos de Media
press@equinix.com
Tom Farthing (EMEA)
Thomas.Farthing@eu.equinix.com
Luís Mateus (agência)
luis.mateus@outlook.pt
+351 917 625 073
Relação com Investidores
invest@equinix.com