This is the Tagline, edited under "Misc Content"

Sample Left Feature Box

Build feature boxes to go in your left column in Feature Content / Standard in your Site Manager.

Equinix anuncia novo data center em Lisboa, num investimento inicial de cerca de 50 milhões de euros

Com a construção de um segundo centro de dados em Lisboa, a Equinix amplia o seu apoio à posição de Portugal como um hub estratégico para redes terrestres e submarinas, reforçando o papel do país como gateway entre o Atlântico e a Europa.

Jun 4, 2024

Lisboa, 4 de Junho, 2024 – A Equinix, Inc. (Nasdaq: EQIX), empresa mundial de infraestrutura digital, anunciou a construção do seu segundo data center IBX em Lisboa. O novo centro de dados, designado LS2 International Business Exchange™ (IBX®), estará localizado ao lado do existente LS1, formando um campus dinâmico e um denso ecossistema digital. Esta expansão contribuirá para reforçar a capacidade digital de Portugal, permitindo que as empresas locais cresçam e prosperem, atraindo ao mesmo tempo empresas internacionais, alavancando a Platform Equinix® neste hub estrategicamente bem localizado no que concerne a redes de comunicação e negócios internacionais.

A crescente importância de Lisboa como um hub de cabos submarinos torna a capital portuguesa num local ideal para o novo data center da Equinix. O novo LS2 – representando um investimento inicial planeado de cerca de 50 milhões de euros – servirá como um gateway vital para a ligação da Europa a África, além de constituir um ponto de conexão fundamental para as comunicações de dados com as Américas. Além disso, a plataforma global da Equinix, composta por 260 data centers em todo o mundo, incluindo cidades-chave do Atlântico e Mediterrâneo, como Lisboa, Madrid, Barcelona, Bordéus, Génova e Milão, permitirá reforçar, ainda mais, a conectividade digital no Sul da Europa.

De acordo com Carlos Paulino, Managing Diretor da Equinix em Portugal, “O aumento da procura a que estamos a assistir, por parte de empresas em Lisboa e um pouco por todo o Atlântico e Mediterrâneo, torna este investimento oportuno e significativo. Lisboa tem potencial para se tornar um centro estratégico denso e valioso, e temos o prazer de contribuir para o seu crescimento e de nos posicionarmos como a pedra angular da Europa.”

O novo centro de dados Equinix LS2 em Lisboa, com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2025, criará cerca de 30 novos postos de trabalho diretos e indiretos altamente qualificados e acomodará 2050 metros quadrados de espaço de colocation, disponibilizando área técnica escalável e fontes de alimentação totalmente redundantes, que oferecem uma resiliência operacional líder no setor e uma segurança de classe mundial. Em conjunto, os dois data centers da Equinix em Lisboa (LS1 e LS2) fornecerão mais de 2000 interconexões, bem como serviços de conectividade de rede para mais de 100 clientes empresariais, mais de 45 redes e 4 Internet Exchanges.

As instalações da Equinix em Lisboa possibilitam, aos clientes, a oportunidade de fazer parte de um ecossistema digital altamente conectado, incluindo uma oferta densa de redes globais de topo, fornecedores de serviços de cloud, empresas de conteúdos digitais, plataformas de redes sociais e conectividade direta a todas as estações de atracagem de cabos submarinos em Portugal. As organizações podem tirar partido dos serviços digitais da Equinix – como o Equinix Fabric™ – para construírem uma infraestrutura digital segura e rapidamente escalável.

A Equinix continua comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. O data center LS2 terá uma cobertura de 100% de energia renovável e contará com a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED). Tendo sido a primeira empresa do setor de data centers a comprometer-se com a neutralidade climática a nível global até 2030, a Equinix continua empenhada em reduzir as emissões e em fornecer energia limpa e renovável para a sua plataforma global.

Judith Gardiner, Vice-President for Growth and Emerging Markets, da Equinix, enfatizou a importância de abordar a procura digital de forma sustentável: “A Equinix está comprometida em apoiar o crescimento sustentável da Internet, para servir as economias em todo o mundo. Lisboa tem um imenso potencial para se tornar um valioso centro estratégico para empresas internacionais que expandem as suas operações na Europa, Américas e África. O nosso mais recente IBX de Lisboa solidifica a posição da Equinix como fornecedor líder de conectividade para o Sul da Europa, servindo de forma perfeita as necessidades mundiais de infraestrutura digital.

Reforçar o papel de Portugal como plataforma de cabos submarinos

Desde o início das telecomunicações internacionais, Portugal tem sido um local importante no mapa da rede global. O nosso país foi o primeiro a possuir conectividade direta de fibra a todos os continentes e, atualmente, há 11 cabos submarinos a atracar na zona de Lisboa, com conectividade a 91 estações terrestres e 62 países.

O novo centro de dados Equinix LS2, em Lisboa, irá reforçar ainda mais o papel de Portugal como um dos principais centros de cabos submarinos do mundo. Todos os cabos submarinos que chegam à zona de Lisboa possuem terminações nos data centers da Equinix na capital portuguesa, incluindo o EllaLink; entre Portugal e Brasil (com 100 Tbps); o Equiano, entre Portugal e África do Sul (propriedade da Google, com 144 Tbps); o 2Africa, que circunda o continente africano (propriedade da China Mobile, Meta, Orange, Vodafone, etc., com 240 Tbps); o Sistema Medusa, atravessando o Mediterrâneo (propriedade do operador AFR-IX telecom, com 480 Tbps); ou o Nuvem, entre Portugal e os EUA (propriedade da Google, com 360 Tbps).

A posição geográfica estratégica de Portugal é ideal para servir como um hub entre o Sul da Europa, África e a América Latina:

  • Em África, a largura de banda de Internet internacional cresceu a uma taxa (CAGR) de 44% entre 2019 e 2023, sendo, de longe, o crescimento mais rápido registado em qualquer continente. No entanto, aos dias de hoje, mais de 850 milhões de africanos ainda não têm acesso a uma conectividade básica à Internet. Os sistemas de cabo Equiano e 2Africa ajudarão a mudar esta realidade, fornecendo a condições basilares para o crescimento digital em África.
     
  • Lisboa também desempenha um papel impulsionador do crescimento digital na América Latina. O sistema de cabo submarino EllaLink, lançado em 2021, tornou-se o primeiro cabo a ligar diretamente a Europa à América do Sul, sem passar pelos EUA, reduzindo a latência e simplificando as questões relacionadas com a soberania dos dados.
     
  • Lisboa tem também um papel importante a desempenhar no corredor mediterrânico, reforçando a redundância das comunicações. É o que se passa com cabo submarino Medusa, programado para ligar Lisboa ao Egito, com conexões em vários mercados europeus e do Norte da África ao longo do caminho. Quando for lançado, em 2025, o Medusa será o primeiro novo cabo entre Lisboa e o Mediterrâneo em mais de 15 anos.

Conteúdos adicionais:

Sobre a Equinix

Equinix (Nasdaq: EQIX) é a empresa mundial de infraestrutura digital. Os líderes digitais tiram partido da plataforma fiável da Equinix, para criar e interconectar a sua infraestrutura digital fundamental, à velocidade do software. A Equinix permite que as organizações acedam a todos os locais, parceiros e oportunidades relevantes, de modo a poderem escalar a sua infraestrutura com agilidade, acelerar o lançamento de serviços digitais, disponibilizar experiências de classe mundial e multiplicar o seu valor, dando suporte, ao mesmo tempo, às suas metas de sustentabilidade.

Forward-Looking Statements
This press release contains forward-looking statements that involve risks and uncertainties. Actual results may differ materially from expectations discussed in such forward-looking statements. Factors that might cause such differences include, but are not limited to, risks to our business and operating results related to the current inflationary environment; foreign currency exchange rate fluctuations; increased costs to procure power and the general volatility in the global energy market; the challenges of acquiring, operating and constructing IBX® and xScale® data centers and developing, deploying and delivering Equinix products and solutions; unanticipated costs or difficulties relating to the integration of companies we have acquired or will acquire into Equinix; a failure to receive significant revenues from customers in recently built out or acquired data centers; failure to complete any financing arrangements contemplated from time to time; competition from existing and new competitors; the ability to generate sufficient cash flow or otherwise obtain funds to repay new or outstanding indebtedness; the loss or decline in business from our key customers; risks related to our taxation as a REIT and other risks described from time to time in Equinix filings with the Securities and Exchange Commission. In particular, see recent and upcoming Equinix quarterly and annual reports filed with the Securities and Exchange Commission, copies of which are available upon request from Equinix. Equinix does not assume any obligation to update the forward-looking information contained in this press release.

Media Contacts

Equinix Media Relations  
press@equinix.com   

Equinix Investor Relations
invest@equinix.com